quinta-feira, 27 de março de 2014

Cai mais um comandante do 9º BPM (Rocha Miranda)

Depois de um novo protesto contra a ação de policiais do 9º BPM (Rocha Miranda), o tenente-coronel
Wagner Moretzsohn é afastado comando da unidade. Sua Saída já havia sido publicada no boletim interno da PM desta quarta-feira, mas ele só deixa o cargo nesta quinta. O batalhão é o mesmo dos três policiais que arrastaram Claudia Silva Ferreira, pendurada numa viatura, há dez dias. Quem assume o lugar de Moretzsohn é o tenente-coronel Luiz Otávio da Rocha Lima, que estava no 4º BPM.
No fim da tarde desta quarta-feira, moradores do Morro São José Operário, na Praça Seca, protestaram contra a morte de um jovem de 20 anos durante operação de policiais do 9º BPM na comunidade.
Em nota, a Polícia Militar afirmou que o morador, identificado como João Mário Teixeira Francisco, morreu de mal súbito após sofrer um enfarte. Segundo a PM, os policiais foram à casa onde estava João Mário e outro homem. No local, foram apreendidos uma pistola 9 milímetros, munição e drogas. Ainda de acordo com a corporação, foi aberta uma averiguação sumária sobre a morte do rapaz. João Mário não tinha passagem pela polícia.

Moradores acusam os policiais de terem espancado o rapaz durante um suposto interrogatório. João Mário foi levado para o Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, onde não resistiu e acabou morrendo.
Na 28º DP (Campinho), onde o caso foi registrado, Sidney Moraes Arruda, que estava junto na casa de João Mário no momento da chegada dos policiais militares, relatou que realmente havia drogas no local. Sidney foi preso na ação e confirmou ainda que João, com quem mantinha um relacionamento amoroso, era envolvido com o tráfico de drogas da localidade, onde atuava como “vapor".

Ainda,Segundo Sidney, ao ser questionado pelos PMs, João entregou a droga a eles, e logo em seguida passou mal e caiu no chão, já desacordado. Ele disse ainda que João não foi agredido pelos policiais. O rapaz nega que ele próprio tenha ligação com o tráfico. Sidney deixou registrado que não foi, em nenhum momento, pressionado pelos policiais do 9º BPM.


Três ônibus e um carro foram incendiados no manifesto, e a Rua Cândido Benício ficou fechada por duas horas. De acordo com moradores da região, homens armados pararam o trânsito e fecharam a via, que liga os bairros de Campinho e Tanque, colocando fogo nos coletivos. Durante o ataque, não houve feridos. Os ataques começaram por volta das 17h20m e ônibus das linhas 747, 678 e 952 foram incendiados por manifestantes armados, ninguém ficou ferido. Logo após, outros dois veículos foram atacados e incendiados.

quinta-feira, 13 de março de 2014

ESTADO OCUPA COMUNIDADE DA VILA KENNEDY PARA IMPLANTAÇÃO DE UPP

UPP na Zona Oeste será a 38ª do Rio e vai beneficiar cerca de 450 mil pessoas

As forças de segurança do Estado fazem desde a madrugada desta quinta-feira (13/3) uma operação para retomanda do território nas comunidades da Vila Kennedy e do Metral, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, onde será implantada a 38ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do estado. A ação, comandada pela Secretaria de Segurança, envolve 270 agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Choque (BPChoque), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do 14° BPM (Bangu), do Batalhão de Vias Especiais, do Grupamento Aeromóvel (GAM), e da Corregedoria Interna da PM, além de 80 policiais civias.

Por volta das 7h, o coronel Paulo Henrique Moraes, chefe do Estado-Maior Operacional, informou que as duas comunidades estavam completamente ocupadas pela polícia. Os preparativos para a ocupação começaram no último dia 7. Desde então, 29 pessoas já foram presas, sendo três delas nesta quinta-feira.

- Nosso objetivo foi alcançado. A operação será dividida em duas partes. O Bope entra de um lado da comunidade e o Choque entra por outra. Depois faremos a varredura da comunidade inclusive com o BAC. A orientação para a população é seguir com a vida normal - explicou o coronel.

Cerca de 35 mil pessoas das comunidades serão beneficiadas pela nova UPP, de acordo com dados do IBGE. Já no bairro de Bangu, outras 428 mil habitantes serão afetados diretamente pela ocupação.

O subchefe operacional da Polícia Civil, Fernando Albuquerque, pediu a ajuda da população para trazer de volta a paz para a comunidade da Zona Oeste

- A Polícia Civil está com 80 homens nas comunidade entre age tes de inteligência, peritos criminais e esquadrão anti bombas. O trabalho de investigação está sendo feito há muito tempo na comunidade. Estamos monitorando até mesmo se os traficantes estão indo para outras comunidades. Neste momento, os moradores que tiverem informações relevantes podem ir à delegacia de Bangu denunciar e ajudar a trazer a paz para a região - disse Fernando.

Operações em outras 22 comunidades

Em conjunto com a ação na Vila Kennedy, outras operações acontecem simultaneamente em 22 comunidades das zonas Norte, Sul e Oeste, Capital, Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo. Cerca de 400 policiais dos batalhões locais participam do patrulhamento. Chamadas de operações satélites, elas têm por objetivo evitar a migração de criminosos para outros locais da cidades.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Prefeitura do Rio decreta feriados para os jogos da Copa do Mundo na cidade

Conforme publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro de hoje, dia 12/03, a Prefeitura do Rio decretou feriado parcial nos dias 18 e 25 de junho e feriado integral no dia 4 de julho de 2014, em virtude da realização das partidas da Copa do Mundo da FIFA na cidade, em dias úteis. A medida visa a reduzir o fluxo de veículos, minimizar possíveis transtornos para a população, e agilizar o deslocamento dos torcedores para o estádio do Maracanã.

Nos jogos das quartas-feiras, dias 18 e 25 de junho, quando ocorrem respectivamente as partidas entre Espanha e Chile (16h) e Equador e França (17h), o feriado será a partir de meio-dia. Já na disputa de sexta-feira, dia 4 de julho, às 13h (Quartas de Final), o feriado será integral. 

Ficam excluídos da medida os órgãos cujos serviços não permitam a paralisação, tais como Unidades de Saúde, básicas e hospitalares, públicas e privadas, e os serviços de transporte público. Além disso, também não haverá feriado nos seguintes estabelecimentos, órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município do Rio de Janeiro, que deverão funcionar regularmente:

ESTABELECIMENTOS:

I – Comércio de rua;
II – Bares;
III – Restaurantes;
IV – Centros comerciais e shopping centers;
V – Galerias;
VI – Estabelecimentos culturais;
VII - Pontos turísticos;
VIII – Empresas na área de turismo;
IX – Hotéis; e
X - Empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens;

ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO:

I – Gabinete do Prefeito;
II – Coordenadoria do Centro Administrativo São Sebastião – CASS;
III – Rio Eventos Especiais – RIOEVENTOS;
IV – Secretaria Municipal da Casa Civil – CVL;
V – Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro S/A – CDURP;
VI – Empresa Municipal de Informática – IPLANRIO;
VII – Secretaria Municipal de Governo – SMG;
VIII – Secretaria Extraordinária de Proteção e Defesa do Consumidor –SEDECON;
IX – Secretaria Especial de Ordem Pública - SEOP;
X – Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM;
XI – Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos –SECONSERVA;
XII – Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB;
XIII – Companhia Municipal de Energia e Iluminação – RIOLUZ;
XIV – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SMDS;
XV – Secretaria Municipal de Saúde – SMS;
XVI – Secretaria Municipal de Cultura – SMC;
XVII – Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro – PLANETÁRIO;
XVIII – Secretaria Municipal de Transportes – SMTR;
XIX – Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro – CET-RIO;
XX – Secretaria Especial de Turismo – SETUR;
XXI – Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro – RIOTUR;
XXII – Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá;
XXIII – Subprefeitura da Zona Sul;
XXIV – Subprefeitura da Grande Tijuca;
XXV – Subprefeitura da Zona Norte;
XXVI – Subprefeitura da Zona Oeste;
XXVII – Subprefeitura do Centro e Centro Histórico; e
XXVIII – Subprefeitura da Ilha do Governador.


A Prefeitura do Rio está autorizada a decretar feriados no período de realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, pelo art.3º da Lei 5.591, de 11 de junho de 2013. A cidade receberá sete partidas da Copa, incluindo a final da competição.