terça-feira, 30 de abril de 2013

Eike Batista quer ‘despejar’ usuários da Marina da Glória

Eike Batista pretende multiplicar por quatro o faturamento da Marina da Glória com o projeto de reformar e faturar até R$ 40 milhões com a locação do espaço para eventos.

Audiência pública sobre os impactos que o projeto da empresa EBX vai trazer para a Marina da Glória e a população carioca será na terça-feira, dia 14 de maio, às 10h, na ALERJ.
Foram convidados a participar da audiência: o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) a Secretaria Municipal de Urbanismo, a Secretaria Municipal de Conservação, a FAM Rio (Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro), a Assuma (Associação de Usuários da Marina da Glória), a empresa EBX - responsável pelo projeto e o professor do departamento de História da Arquitetura da UFRJ, Pedro Augusto Lessa.
Sem qualquer divulgação ou audiência pública prévia a Comissão de Análise de Recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) aprovou, no dia 29 de janeiro de 2013, o novo anteprojeto do empresário Eike Batista de construir lojas, um centro de convenções e um prédio de 15 metros de altura numa área de 20 mil metros quadrados na Marina da Glória - cinco vezes maior do que a prevista no plano original do Aterro do Flamengo.
Com 65,5 mil metros quadrados, a Marina da Glória e o Parque do Flamengo integram o Aterro do Flamengo, projeto paisagístico de Burle Marx e Affonso Eduardo Reidy tombado desde 1965 pelo IPHAN. O cenário ajudou o Rio a conquistar o título de Patrimônio Mundial como paisagem cultural urbana da Unesco.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Acidente em Vila Valqueire com um ônibus e um carro fere uma pessoa e destrói um chaveiro.


Hoje por volta de 13:30 da tarde, um ônibus do consórcio Transcarioca que faz a linha 363 “antiga 260”, (Vila Valqueire x Praça XV) e um veículo de passeio, colidiram. Após bater no veículo que saia da Rua das Rosas, o ônibus subiu a calçada da pista oposta derrubando um poste e um quiosque onde funcionava há um mês o chaveiro do Sr. Alfredo Araújo que por pouco não foi atingido. “Coloquei minha marmita para esquentar e fiquei sentado do lado de fora fazendo meu joguinho de números, normalmente eu almoço dentro do quiosque, hoje foi meu dia de sorte”, explica Sr. Alfredo.  No momento do acidente não havia ninguém passando pela calçada, segundo testemunhas apenas a motorista do veículo ficou ferida, ela foi socorrida pelos bombeiros e encaminhada para o hospital Carlos Chagas. Comerciantes e pedestres afirmam que o local é pouco sinalizado e que frequentemente acontecem acidentes. “Esse cruzamento é muito perigoso e os motoristas não respeitam o semáforo, tinham que colocar um “pardal” aqui pra ver se melhora, hoje poderia ter acontecido uma desgraça porque nesse horário tem muito movimento por causa das crianças que estão indo para o colégio”, afirma Maria Helena que passava no local na hora do acidente.

Praça Seca ganha banheiro químico para ATI.

A Academia da Terceira Idade (ATI) da Praça Seca recebeu esta semana banheiro químico para dar mais conforto aos idosos que utilizam os equipamentos. A instalação dos banheiros será feito pela Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida em todas as praças com ATIs. Com 2,6 metros de comprimento por 2,4 de largura, os sanitários químicos têm estrutura em aço carbono e possuem quatro cabines individuais com pias e vasos sanitários em polietileno. A utilização é restrita aos idosos que participam das aulas e atividades promovidas nas ATIs.