quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Prefeito do Rio pede que população evite deslocamentos durante a chuva

Paes prometeu apurar o que causou todas as inundações.
Prefeito ficou surpreso com os alagamentos em bairros como Irajá e Pavuna.

Apesar da chuva forte que atinge o Rio desde a noite de terça-feira (10), o prefeito Eduardo Paes afirmou que não foram registrados acidentes graves em áreas de risco de comunidades e pediu que a população evite deslocamentos durante a chuva.
O prefeito ressaltou que a informação pode ser uma arma importante para evitar mortes. “Este é um problema antigo do Rio. A gente está fazendo muito reassentamento, muita obra de contenção. Mas ainda vai demorar muito tempo e a gente ainda vai ter, por muito tempo, gente morando em áreas de risco. O que a gente pode fazer é evitar mortes com o sistema funcionando bem.”
No início da tarde, o prefeito disse que ficou surpreso com a situação crítica dos alagamentos em bairros como Irajá e Pavuna, no Subúrbio. Segundo ele, a situação atípica tem a ver com problemas de drenagens dos rios da região que terão de ser revistas. Ele disse que a cidade se comportou mal diante da chuva.
"Não faço uma avaliação nada boa. Verificamos dificuldade de drenagens em áreas que fazem limites entre a Zona Norte e a Baixada Fluminense. Vamos apurar o que causou todos esses alagamentos", disse o prefeito, que ficou impressionado com a situação da Avenida Brasil, na altura do Trevo das Missões, em Irajá, onde casas e lojas estão praticamente submersos.
Mesmo com a melhora das condições climáticas - a chuva já está bastante reduzida, mas ainda podem ocorrer pancadas de chuva moderada até o final do dia - o prefeito voltou a pedir para que a população permaneça em casa, já que ainda há muitos pontos de alagamento e interdição na cidade.
Muitas pessoas não chegaram ao trabalhoMuitos cariocas não conseguiram chegar ao trabalho na manhã desta quarta.  A Avenida Brás de Pina, na altura da Penha, Zona Norte do Rio, estava completamente alagada por volta das 7h30. Motoristas não conseguiam sair do lugar e a água chegava a atingir o joelho dos pedestres.
Fonte: G1

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Sensação térmica chega a 48ºC no Rio, diz Alerta Rio

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio marcou 40º C, às 12h.
Medida foi registrada em Jacarepaguá, na Zona Oeste. O calor intenso levou muitos cariocas à praia na manhã desta terça-feira (12). Devido ao sol forte, a sensação térmica no Rio chegou a 48°C na estação da Aeronáutica em Jacarepaguá, na Zona Oeste, informou o Centro de Operações da Prefeitura Rio, às 13h.
A temperatura registrada neste horário era de 40º C. Às 12h, segundo o órgão, a sensação térmica já tinha alcançado os 47°C.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 11h era, no entanto, que sensação térmica chegaria a 41ºC. A máxima na Região Metropolitana prevista era de 39ºC, na Região Serrana de 29ºC e, na Região dos Lagos, de 36ºC.

Mas, ao longo do dia, as temperaturas devem diminuir por causa da aproximação de uma frente fria. Até o final da tarde,

há previsão de pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento moderado a ocasionalmente forte.

Fotos: Guilherme Brito / G1

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Motorista arrancado à força de ônibus por PM será multado por bloquear a via, afirma oficial.

Depois de ser arrancado à força do ônibus que conduzia por um policial militar, na tarde desta terça-feira, o motorista Gerson Rodrigo, de 28 anos, também será autuado por infringir as leis de trânsito. Na 6ª DP (Cidade Nova), para onde o caso foi encaminhado, oficiais da PM afirmaram, após o registro da ocorrência, que o rapaz receberá quatro multas - entre elas, uma por bloquear a via, já que o veículo fechou parcialmente por cerca de duas horas o cruzamento entre as ruas de Santana e Benedito Hipólito, no Centro do Rio, enquanto a confusão desenrolava-se.
Segundo o mesmo oficial, que preferiu não se identificar, as outras autuações são por desobedecer à ordem expressa de uma autoridade de trânsito; por recusar-se a apresentar a carteira de habilitação; e pelo fato de o ônibus estar circulando sem o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Um representante da Auto Viação Tijuca, responsável pela linha 345 (Praça Mauá/Barra da Tijuca), assegurou, na delegacia, que o CRLV estava no coletivo, e alegou que ele só não foi apresentado aos policiais por conta da agressão ao motorista.

Sobre a multa por bloquear a via, Gerson afirma que, durante o tumulto, a chave do ônibus desapareceu, impedindo que ele retirasse o veículo da rua. Ainda de acordo com o condutor, a chave só foi encontrada por volta de 18h, cerca de duas horas depois do início da discussão envolvendo o sargento Carlos Fernando Dias Chaves, lotado no 41º BPM (Irajá). A assessoria de imprensa da Polícia Militar não foi localizada até o fim da noite desta terça-feira para confirmar as autuações ao motorista.


Sobre a multa por bloquear a via, Gerson afirma que, durante o tumulto, a chave do ônibus desapareceu, impedindo que ele retirasse o veículo da rua. Ainda de acordo com o condutor, a chave só foi encontrada por volta de 18h, cerca de duas horas depois do início da discussão envolvendo o sargento Carlos Fernando Dias Chaves, lotado no 41º BPM (Irajá). A assessoria de imprensa da Polícia Militar não foi localizada até o fim da noite desta terça-feira para confirmar as autuações ao motorista.

Prisão administrativa decretada
O sargento Carlos Fernando teve a prisão administrativa decretada pelo comandante da corporação, coronel José Luís Castro Menezes, e passará as próximas 72 horas aquartelado, período no qual deve ser ouvido pela Corregedoria. A ordem de detenção ocorreu depois que O ônibus da linha 345 levava muitos professores que se dirigiam à manifestação da categoria, ocorrida na tarde desta terça no Centro da cidade. Ao chegar a um cruzamento próximo à Central do Brasil, o coletivo teria fechado um micro-ônibus da PM, que acabara de ser abastecido e levava cinco policiais para o mesmo protesto. Segundo os PMs, Gerson foi abordado e negou-se a apresentar a carteira de habilitação. Ao receber voz de prisão por desobediência, ele também teria se recusado a acompanhar o sargento, que alega ter usado força bruta por necessidade.
- O registro tem as duas versões, de desobediência por parte do motorista e de abuso de autoridade do PM. A investigação pode concluir por uma ou outra, ou por ambas - explicou o delegado-assistente Bruno Gilaberte, da 6ª DP.
Fonte: Jornal Extra
Luã Marinatto

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PM do Bope morre durante operação para combater tráfico no morro da Covanca

Um policial militar do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) morreu na manhã desta sexta-feira (20) durante operação no morro da Covanca, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, segundo informou a Polícia Militar. Segundo a PM, o subtenente Marco Antônio Gripp morreu em troca de tiros com criminosos. Outros dois PMs ficaram feridos.
Segundo a corporação, o objetivo da operação era combater o tráfico de drogas e de armas após a divulgação de fotos de traficantes exibindo fuzis na internet em um campo de futebol na comunidade.
O porta-voz do Bope, major Ivan Blaz, disse que a quadrilha estava morando em uma área de mata, cuja localização é estratégica para o tráfico por dar a acesso a regiões como Tijuca, Méier, Quintino e Praça Seca. Ele definiu a ação como "uma missão fundamental para a segurança do Rio".
— [A operação] não tem data para acabar. Queremos tirar esses marginais de circulação hoje.Segundo Blaz, houve um intenso confronto com os criminosos quando o Bope chegou à essa área de mata fechada. Por volta das 13h, ele informou que a polícia vasculhava a área, onde dois fuzis, uma espingarda calibre 12 já haviam sido apreendidos.
Ele também informou que o corpo do segundo homem da hierarquia do tráfico na Covanca, conhecido como Xuxa, foi encontrado pelos policiais.

sábado, 31 de agosto de 2013

Acampamento do tráfico é encontrado na Covanca

Homens do serviço reservado do 18º BPM (Jacarepaguá) encontraram um acampamento do tráfico na tarde desta sexta-feira, enquanto davam suporte a uma grande operação que ocorreu no Complexo do Lins. O local fica em meio a uma mata na Rua Monteiro da Luz, no Complexo da Covanca, em Jacarepaguá. Sob a cabana improvisada, havia uma capa de colete à prova de bala, um porta-carregador de fuzil, três coldres de pistola, um radiotransmissor, um celular, uma chave de carro, 19 munições de pistola e cinco munições de fuzil. Todo o material foi encaminhado à 41ª DP (Tanque).
Fonte: Jornal Extra

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Polícia Civil prende suspeitos em operação na Zona Oeste do Rio

Sete suspeitos tinham sido presos até as 11h40 desta quinta. 
Apontado como chefe do tráfico do Bateau Mouche está entre os presos.


Sete suspeitos foram presos por policiais civis durante uma operação em favelas da Zona Oeste do Rio, incluindo um homem apontado como chefe do tráfico de drogas da favela Bateau Mouche, na Praça Seca, na manhã desta quinta-feira (29).
De acordo com o delegado Marcus Vinícius Almeida Braga, da 28ª DP (Campinho), agentes da delegacia, da 41ª DP (Tanque) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) visam cumprir, ao todo, 15 mandados de prisão contra traficantes das comunidades da Covanca, em Jacarepaguá, Bateau Mouche e Caixa d'Água, no Tanque.
Segundo a polícia, foram presos Jaílson Machado de Aquino, Jailton Estevão, Taylon Valadão Lopes da Silva, Janildo Ferreira de Souza e Demário Miguel da Silva. Além disso, Leonardo Santos Conceição, conhecido como Semente, que comandava o tráfico de drogas no Bateau Mouche, foi preso pelo agentes. As informações dão conta que ele tentava invadir a comunidade da Convanca.
Um foragido da justiça foi preso por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na Rua General Claudio, em Marechal Hermes. Contra Antônio Marcos Guimarães da Silva, de 19 anos, conhecido como Toinho, havia dois mandados, por roubo e extorsão.

sábado, 20 de julho de 2013

Rio 2016: prefeitura divulga nova foto com projeção do Parque Olímpico

Imagem mostra uma profusão de cores e formas nos locais de competição dos Jogos Olímpicos, que ficará na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro
O projeto leva o carimbo do escritório inglês AECOM, que também participou da elaboração do Parque Olímpico de Londres 2012. As obras começaram em julho do ano passado. Estão à frente dos trabalhos o consórcio Rio Mais, formado pelas construtoras Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez e Carvalho Hosken. No projeto, estão contemplados a construção de três pavilhões que integrarão o Centro Olímpico de Treinamento, o Centro Internacional de Transmissão (IBC), o Centro de Mídia Impressa (MPC), um hotel e toda a infraestrutura da Vila dos Atletas, que ficará bem próxima do local das competições. No ano passado, em dezembro, foram finalizadas as licitações para a escolha dos consórcios que farão os projetos básicos e executivos do Centro Aquático, Centro de Tênis e do Velódromo. Já a licitação do projeto da Arena de Handebol foi concluída em janeiro. Nesta sexta-feira,  o primeiro ministro britânico David Cameron anunciou que a economia londrina teve ganho de R$ 34 bilhões com os Jogos Olímpicos.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Polícia realiza operação na Praça Seca

Ação visa combater o tráfico na região

Policiais realizam operação na comunidade do Bateau Mouche, na Praça Seca, Jacarepaguá, na Zona Oeste, na manhã desta quarta-feira. Militares dos batalhões de Choque e Canil contam com reforço dos 41º BPM (Irajá) e 9º BPM (Rocha Miranda). Eles buscam traficantes, armas e drogas. A área, considerada crítica, tem sido alvo de tiroteios entre traficantes e milicianos. Até o momento não há informações sobre prisões, tiroteios mortos ou feridos.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

PM troca tiros com bandidos durante operação na Zona Oeste

Policiais trocaram tiros com criminosos na manhã desta sexta-feira durante operação na Praça Seca e em Jacarepaguá, na Zona Oeste. Militares do 9º BPM (Rocha Miranda) cercam a comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca.
PMs receberam a informação de que a favela estaria sendo invadida por bandidos de facção rival. Militares do 18º BPM (Jacarepaguá) dão apoio e fazem incursão na comunidade da Covanca. Ainda não há informações sobre feridos, prisões ou apreensões.

Fonte: O Dia.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Explosão de violência na Nova Holanda: em pouco mais de 12 horas, tiroteios deixam oito mortos na comunidade

Mais quatro pessoas morreram num tiroteio ocorrido na manhã desta terça-feira, na Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. As vítimas chegaram a ser levadas para o Hospital Federal de Bonsucesso, mas não resistiram aos ferimentos. Com isso, aumenta para oito o número de mortos em confrontos na comunidade em pouco mais de 12 horas. Também na manhã desta terça, um ferido que estava no Hospital Federal de Bonsucesso desde a noite desta segunda morreu.
Um suspeito de ter atirado contra o policial foi preso por volta das 10h desta terça. Até o momento, ele foi identificado apenas como Ezequiel.

Por causa dos confrontos, parte da Nova Holanda está sem luz, pois disparos atingiram postes e transformadores. Ao todo, 400 policiais estão na comunidade. Até às 10h, quatro pessoas haviam sido presas e um menor, a
preendido. Houve apreensão de uma arma e drogas.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Campanha Nacional de Vacinação Contra Paralisia Infantil

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Paralisia Infantil terá início neste sábado, dia 8/06, e com intuito de vacinar o maior número de crianças com idade de 6 meses a menores de 5 anos a CAP4.0 montou para o 1º dia da Campanha mais de 80 PVs que funcionarão, das 8 às 17 horas,  atendendo a região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Nos demais dias, a Campanha terá seguimento nas Unidades de Saúde.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Obras de via paralela no Joá e melhorias na Autoestrada Lagoa-Barra

O Elevado do Joá será ampliado e ganhará dois novos túneis paralelos aos já existentes. A Geo-Rio publica hoje (29/5) o aviso de licitação do projeto, que vai aumentar 35% a capacidade viária de tráfego no trajeto entre São Conrado e Barra da Tijuca. O novo Joá terá duas novas pistas paralelas às existentes, com extensão de cinco quilômetros cada, possibilitando que após a conclusão a via seja operada em faixa reversível, caso tenha necessidade.
O projeto destaca também a construção de uma ciclovia contígua às faixas do elevado, com tamanho correspondente, ao lado do mar, privilegiando a vista e valorizando ainda mais o trajeto entre os bairros para os ciclistas, com potencial para se transformar em atraente ponto turístico, além de contribuir para a ampliação da malha cicloviária da cidade.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Frente evangélica estuda medidas contra decisão do CNJ

O coordenador da frente parlamentar evangélica, deputado João Campos (PSDB-GO), classificou como "absurda" a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de obrigar cartórios a celebrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Campos pretende reunir a bancada ainda nesta semana para discutir as medidas que serão adotadas para tentar reverter a decisão. Entre as possibilidades está um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) ou um projeto de decreto legislativo para se tentar suspender a decisão via Congresso.
"A decisão do CNJ é um total absurdo. Não bastasse o Supremo ter se habituado em legislar, agora temos o CNJ. O Supremo legislou dentro de um ativismo que causa insegurança jurídica ao reconhecer a união civil (entre homossexuais) e agora o CNJ está claramente exorbitando seu papel", disse o coordenador da bancada evangélica.
Campos pretende discutir com a bancada as medidas a serem tomadas. "Sabe-se que cabe recurso ao Supremo por meio de mandado de segurança, mas queremos analisar a medida para ver se podemos sustar, em tese, por decreto legislativo", disse o deputado. O decreto mencionado precisaria ser aprovado na Câmara e no Senado.
O coordenador da bancada afirma que decisões como essa do CNJ reforçam na Câmara o desejo de apreciar duas propostas de emendas à Carta Magna, já aprovadas pela comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que permitem ao Congresso rever decisões do Judiciário. Campos concorda que submeter as decisões ao Legislativo é "polêmico" e afirma que no debate pode se evoluir para uma proposta que regule mais as decisões dos tribunais evitando atuações consideradas como "legislativas".

quarta-feira, 8 de maio de 2013

pastor suspeito de abusar de fiéis é preso.


 Foto: Fabiano Rocha / Extra
A prisão ocorreu na noite de terça-feira (7), na Avenida Brasil, quando o pastor seguia em direção à Copacabana, na Zona Sul da cidade. Ele estava acompanhado por fiéis. Contra Marcos, havia dois mandados expedidos pela Justiça.
De acordo com as investigações, parte dos crimes aconteceram em um apartamento na Avenida Atlântica, localizada no mesmo bairro. O local seria usado pelo religioso para promover orgias e violência sexual. O imóvel, avaliado em R$ 8 milhões, está registrado em nome da Assembléia de Deus dos Últimos Dias.
Fiéis da igreja
As seis mulheres, que são fiéis da igreja, afirmaram que foram abusadas sexualmente pelo religioso. Dentre as vítimas, está a própria esposa e uma mulher que disse ter sido estuprada dos 14 aos 22 anos. Na chegada à delegacia, Marcos Pereira disse que ainda não tinha detalhes da acusação e preferiu não comentar a prisão preventiva.
O pastor ficou conhecido por ajudar na reabilitação de dependentes químicos e no resgate de criminosos que seriam mortos por traficantes. Em 2004, ele negociou o fim de uma rebelião em presídio do Rio. Marcos Pereira deve ser transferido nesta quarta-feira (8) para o Complexo de Bangu, na Zona Oeste.
Há um ano, líder do AfroReggae fez denúncia
Em fevereiro de 2012, o líder do AfroReggae José Junior prestou depoimento à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) sobre supostas ameaças que o pastor teria feito ao grupo. Segundo Júnior, Marcos teria, também, participado da onda de ataques cometidas por traficantes no Rio, entre 2006 e 2010.
Na ocasião, em nota, o religioso respondeu: "Durante muitos anos atraímos o olhar desconfiado de muitas pessoas, o que me colocou sob investigação e monitoramento intenso e permanente dos órgãos policiais, sem que nenhuma, repito, nenhuma ligação minha ou da igreja que presido tenha sido identificada. Trabalhar com criminosos visando a sua recuperação é diferente de se envolver com criminosos, e esta fronteira eu nunca ultrapassei".
Do G1 Rio

terça-feira, 30 de abril de 2013

Eike Batista quer ‘despejar’ usuários da Marina da Glória

Eike Batista pretende multiplicar por quatro o faturamento da Marina da Glória com o projeto de reformar e faturar até R$ 40 milhões com a locação do espaço para eventos.

Audiência pública sobre os impactos que o projeto da empresa EBX vai trazer para a Marina da Glória e a população carioca será na terça-feira, dia 14 de maio, às 10h, na ALERJ.
Foram convidados a participar da audiência: o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) a Secretaria Municipal de Urbanismo, a Secretaria Municipal de Conservação, a FAM Rio (Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro), a Assuma (Associação de Usuários da Marina da Glória), a empresa EBX - responsável pelo projeto e o professor do departamento de História da Arquitetura da UFRJ, Pedro Augusto Lessa.
Sem qualquer divulgação ou audiência pública prévia a Comissão de Análise de Recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) aprovou, no dia 29 de janeiro de 2013, o novo anteprojeto do empresário Eike Batista de construir lojas, um centro de convenções e um prédio de 15 metros de altura numa área de 20 mil metros quadrados na Marina da Glória - cinco vezes maior do que a prevista no plano original do Aterro do Flamengo.
Com 65,5 mil metros quadrados, a Marina da Glória e o Parque do Flamengo integram o Aterro do Flamengo, projeto paisagístico de Burle Marx e Affonso Eduardo Reidy tombado desde 1965 pelo IPHAN. O cenário ajudou o Rio a conquistar o título de Patrimônio Mundial como paisagem cultural urbana da Unesco.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Acidente em Vila Valqueire com um ônibus e um carro fere uma pessoa e destrói um chaveiro.


Hoje por volta de 13:30 da tarde, um ônibus do consórcio Transcarioca que faz a linha 363 “antiga 260”, (Vila Valqueire x Praça XV) e um veículo de passeio, colidiram. Após bater no veículo que saia da Rua das Rosas, o ônibus subiu a calçada da pista oposta derrubando um poste e um quiosque onde funcionava há um mês o chaveiro do Sr. Alfredo Araújo que por pouco não foi atingido. “Coloquei minha marmita para esquentar e fiquei sentado do lado de fora fazendo meu joguinho de números, normalmente eu almoço dentro do quiosque, hoje foi meu dia de sorte”, explica Sr. Alfredo.  No momento do acidente não havia ninguém passando pela calçada, segundo testemunhas apenas a motorista do veículo ficou ferida, ela foi socorrida pelos bombeiros e encaminhada para o hospital Carlos Chagas. Comerciantes e pedestres afirmam que o local é pouco sinalizado e que frequentemente acontecem acidentes. “Esse cruzamento é muito perigoso e os motoristas não respeitam o semáforo, tinham que colocar um “pardal” aqui pra ver se melhora, hoje poderia ter acontecido uma desgraça porque nesse horário tem muito movimento por causa das crianças que estão indo para o colégio”, afirma Maria Helena que passava no local na hora do acidente.

Praça Seca ganha banheiro químico para ATI.

A Academia da Terceira Idade (ATI) da Praça Seca recebeu esta semana banheiro químico para dar mais conforto aos idosos que utilizam os equipamentos. A instalação dos banheiros será feito pela Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida em todas as praças com ATIs. Com 2,6 metros de comprimento por 2,4 de largura, os sanitários químicos têm estrutura em aço carbono e possuem quatro cabines individuais com pias e vasos sanitários em polietileno. A utilização é restrita aos idosos que participam das aulas e atividades promovidas nas ATIs.

terça-feira, 19 de março de 2013

Novos guarda-sóis chegam à Barra e Recreio


As praias do Rio estão mudando de visual e as mudanças chegam à Barra e Recreio neste fim de semana. Desde o início do verão, a Prefeitura do Rio começou a distribuir novos guarda-sóis para os barraqueiros. A mudança começou pela Zona Sul e atendendo a um pedido do subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, o projeto foi estendido ainda neste verão também para as praias da Barra e Recreio, o que significou uma distribuição adicional de 20 mil guarda-sóis para as duas praias. No total toda a Orla do Rio foi coberta por 40 mil guarda sóis agora, indo do Leme até o Pontal.
Esta terça-feira (19/03), os barraqueiros da Barra receberam os novos guarda-sóis. Na sexta-feira (dia 22), será a vez dos barraqueiros do Recreio. O subprefeito Tiago Mohamed estará no Quebra-Mar, na sexta-feira, às 10h, para entregar algumas barracas.

Subprefeitura no seu bairro, sexta-feira, na Freguesia
A pedido do subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, a barraca da Subprefeitura vai ser montada nesta sexta-feira, dia 22, no centro da Freguesia. O objetivo é aproximar o cidadão da Prefeitura. Assessores estarão no local atendendo os moradores, esclarecendo dúvidas, ouvindo pedidos e reclamações, dando informações sobre as obras que estão acontecendo no bairro. No domingo, a barraca estava na praiada Barra. Em fevereiro, os assessores ficaram no Largo da Taquara.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Rio ganha novo museu de arte no dia de seu aniversário


Rio de Janeiro – Um presente especial, que será entregue hoje (1º), marca o 448º aniversário de fundação da cidade do Rio. Com a presença da presidenta Dilma Rousseff, será inaugurado o Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, no centro da capital. A abertura ao público será no próximo dia 5, e os visitantes terão acesso a cerca de 900 obras de arte, além de fotografias, documentos e objetos históricos, grande parte ligada à cidade.
O MAR foi concebido a partir da união de dois prédios construídos em épocas distintas: o Palacete Dom João VI, inaugurado em 1916 para abrigar a Inspetoria de Portos, e um prédio modernista, da década de 1940, que já funcionou como delegacia de polícia, hospital da Polícia Civil e terminal rodoviário. A ligação visual entre os dois imóveis foi possível com a construção de uma grande laje em forma de onda na cobertura e de uma rampa coberta, em leve declive, que leva o visitante de um prédio a outro. O projeto foi desenvolvido pelo escritório carioca Bernardes + Jacobsen.
O Palacete Dom João VI é destinado à exposição das obras de arte, enquanto o edifício ao lado, com sete pavimentos, abriga a Escola do Olhar, um espaço dedicado à formação continuada de educadores e alunos das escolas municipais do Rio. Nesse espaço haverá salas de aula, biblioteca especializada em artes visuais, café, loja de arte, auditório para 107 pessoas e um terraço onde funcionará um restaurante com vista panorâmica para a Baía de Guanabara.
O visitante poderá ver quatro exposições: Rio em Imagens - uma Paisagem em Construção, com pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, esculturas e vídeos, em um total de 400 peças; O Colecionador – Arte Brasileira e Internacional na Coleção Jean Boghici, com 136 peças; Vontade Construtiva na Coleção Fadel, com 250 obras, e O Abrigo e o Terreno – Arte e Sociedade no Brasil, com 114 peças.
O diretor geral do MAR, Luiz Fernando de Almeida, ressaltou o significado do novo museu para a população. “O povo carioca vai ter neste museu um lugar em que possa apreciar e compreender a arte. O MAR tem a característica de uma dimensão expositiva igual à educativa. Está constituindo um acervo que não é só de obras de arte, mas da representação da história do Rio, que pensará em suas exposições como instrumento de formação e educação da população diante da arte.”
O investimento na construção do museu foi R$ 79,5 milhões, uma iniciativa conjunta da prefeitura do Rio, responsável pela alocação dos recursos, e da Fundação Roberto Marinho, responsável pela concepção do projeto.
O ingresso será R$ 8 a inteira e R$ 4 a meia. Terão acesso gratuito pessoas com mais de 60 anos, alunos e professores da rede pública de ensino e crianças até 5 anos. Às terças-feiras, o ingresso é gratuito ao público em geral. O horário de visitação é das 10h às 17h, de terça-feira a domingo. O museu fecha às segundas-feiras. A estimativa é que 200 mil pessoas visitem o MAR por ano.
Agencia Brasil


Aposentados e pensionistas da União devem fazer recadastramento a partir de hoje


Brasília - Começa hoje (1º) o prazo para que aposentados e pensionistas civis da administração pública federal façam o recadastramento anual. Anistiados políticos civis também devem atualizar os dados. De acordo com o Ministério do Planejamento, a ação vai abranger 710 mil beneficiários.
No mês de aniversário, essas pessoas deverão comparecer a uma das agências do Banco do Brasil (BB), da Caixa Econômica Federal ou do Banco de Brasília (BRB), em qualquer local do país, para fazer a chamada comprovação de vida. Nesses bancos, estão concentrados cerca de 90% do pagamento dos benefícios. Somente em março, o ministério espera recadastrar 58 mil pessoas.
Os aposentados, pensionistas e anistiados devem apresentar um documento oficial de identificação (identidade ou carteira profissional) e o CPF.
O ministério informa que o governo vai enviar carta para informar sobre a necessidade de fazer o recadastramento. Entretanto, mesmo quem não receber a carta de convocação deve ir a uma agência de um dos três bancos, no mês de aniversário.
Os aposentados, pensionistas e anistiados que fizeram aniversário em janeiro e fevereiro deste ano vão aguardar 2014 para fazer o recadastramento.
Quem não tiver condições de ir a uma agência bancária precisará agendar uma visita técnica. Isso pode ser feito pelo próprio interessado ou por qualquer outra pessoa, ligando para a Central de Atendimento Alô Segep, pelo telefone 0800 978 2328, ou para a unidade de Recursos Humanos do órgão a que está vinculado. Também está à disposição o e-mail recadastramento@planejamento.gov.br.
Quem não se recadastrar nos prazos determinados pode deixar de receber o benefício. De acordo com o ministério, o prazo é o mês de aniversário e, vencido esse período, haverá mais uma chance nos 30 dias seguintes. Se mesmo assim não houver comparecimento, o benefício será suspenso até que a situação cadastral seja regularizada.
De acordo com o ministério, anteriormente o recadastramento estava centralizado na antiga Secretaria de Recursos Humanos. Como o número de pessoas é muito grande para uma capacidade operativa pequena, o sistema ficou inviabilizado. Agora, com a parceira com os bancos, foi implantado o novo modelo de recadastramento.
Agência Brasil

PREFEITURA ENTREGA NESTA SEXTA-FEIRA MAIS UMA ESTAÇÃO DO BRT TRANSOESTE


A Prefeitura do Rio, por meio das secretarias municipais de Obras e Transportes, dá início nessa sexta feira, dia 1º de março, ao funcionamento de mais uma estação do BRT Transoeste na Avenida das Américas, no Recreio do Bandeirantes, entre as estações Recreio Shopping e Notre Dame, na Zona Oeste da cidade. A nova estação, Recanto das Garças, será atendida pelo BRT Transoeste na linha Pingo d´Água-Alvorada (Parador), que funcionará diariamente das 05h à 01h.
A Avenida Cesário de Melo tem um corredor central exclusivo para ônibus e segregado do tráfego geral, com estações de embarque. Todas as estações aceitam o Bilhete Único Carioca e RioCard. Até o momento, 42 estações do corredor expresso já estão disponíveis aos usuários.
Uma outra etapa de obras – em andamento e com entrega prevista para o primeiro semestre deste ano - abrange 11 quilômetros e mais 14 estações, chegando até Campo Grande. Neste percurso, a Secretaria Municipal de Obras trabalhou duplicando o trecho de um quilômetro entre o cemitério de Campo Grande e o viaduto Alim Pedro. Também estão sendo feitas readequações no centro do bairro para receber o sistema BRT, com obras para alterações geométricas e na circulação viária.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Iniciadas obras do Morar Carioca


A Prefeitura do Rio deu início nesta quarta-feira (23/01) às obras do programa Morar Carioca na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, que vão beneficiar cerca de 3.500 moradores. As intervenções incluem a implantação de infraestrutura; urbanização; e construção de centro comercial, áreas de lazer, 330 unidades habitacionais e uma unidade de Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI). As novas moradias serão destinadas a famílias de baixa renda, que moram em condições precárias.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Número de mortos em incêndio em Santa Maria chega a 180, diz polícia

Incêndio começou na madrugada deste domingo na boate Kiss.
Polícia trabalha no reconhecimento dos corpos e nos escombros.

O número de mortos no incêndio que atingiu a boate Kiss em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, já chega a 180, segundo o major Cleberson Bastianello, comandante do BOE da Brigada Militar. O número total de vítimas ainda é desconhecido e há centenas de feridos sendo atendidos nos hospitais da cidade. A polícia e o Corpo de Bombeiros ainda trabalham no local, checando as circunstâncias do fogo e retirando corpos da área.

"Nós temos 180 corpos aqui. Pessoas foram levadas em óbito ou feridas para os hospitais da região. Mas repito: esse é o número de mortes que temos aqui. Infelizmente poderá aumentar", disse em entrevista coletiva o major Bastianello.

O número de pessoas que estavam na boate ainda não foi confirmado pelos autoridades. A festa reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de pedagogia, agronomia, medicina veterinária, zootecnia e dois cursos técnicos.
Todos os hospitais da região estão recebendo as vítimas. São ao menos seis casas de saúde. Voluntários estão auxiliando os trabalhos na cidade. "Estamos mobilizando todo o estado, temos hospitais de diversas regiões se disponibilizando para ajudar. De Canoas, Santo Ângelo, Santa Cruz, enfim. Todos estão colaborando para oferecer o melhor atendimento possível. Os trabalhos são intensos e é preciso uma mobilização muito grande", ressaltou o Secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, em entrevista.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Procon pede prisão de gerente de Outback da Zona Norte





Os fiscais do Procon pediram prisão de gerente do restaurante Outback do Norte Shopping, na Zona Norte da cidade. Eles constataram, após vistoria da cozinha do estabelecimento, vários alimentos com prazo de validade vencido. O gerente foi levado para a 25ª DP (Engenho Novo) e será autuado por crime contra o consumidor. A pena para o crime contra o consumidor varia de dois a cinco anos de prisão. Ele poderá ser liberado pela delegacia após pagar fiança.
Imagem da fachada do Outback localizado no NorteShopping | Foto: Divulgação

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Praias do Rio podem ter ondas de até 3 metros


Rio de Janeiro - O Centro de Hidrografia da Marinha emitiu um alerta informando que ondas entre 2,5 e 3 metros de altura podem atingir a orla da capital fluminense das 22h de hoje (2) às 10h de sexta-feira (4). Segundo o órgão, o aumento das ondas ocorre devido à chegada de uma frente fria. A Marinha também informou que o mar deve ficar agitado entre Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, e Cabo Frio, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.
De acordo com o coordenador do Serviço Meteorológico da Marinha, tenente Eduardo Peixoto, uma massa de ar frio que está se deslocando da costa sul do país em direção à Região Sudeste provocará a mudança no clima.
"A frente fria vem se aproximando pela costa e, com isso, temos a intensificação dos ventos. Eles permanecem em uma direção constante por muito tempo durante um período prolongado, e em uma intensidade razoável, formando essas ondas maiores, e como a direção do vento é Sudeste, as ondas se propagam nessa direção", explicou Peixoto.
Ele disse ainda que o avanço de uma frente fria pelo litoral do Rio de Janeiro também pode provocar mudanças nas condições do tempo, com queda de temperatura e aumento gradativo da nebulosidade nas próximas 24 horas, com possibilidade de chuva.
"A partir de hoje, já teremos uma queda nas temperaturas máximas, algo por volta de 37 graus Celsius [ºC]. As temperaturas mínimas devem ficar em torno de 23ºC , 24 Cº, no máximo em 29º C. Esse panorama deve permanecer até sábado. No domingo, com a dissipação da frente fria, o tempo volta a esquentar", disse.
A Marinha recomenda que os banhistas, principalmente os surfistas, evitem o banho de mar durante esse período de ressaca nas praias da cidade. O alerta vale também para pescadores.
Da Agência Brasil    Edição: Talita Cavalcante.

'Ajudem a trazer o corpo da minha filha', pede mãe de modelo cearense


Família afirma não ter recursos para trazer corpo de jovem da China.
Mãe e amigos ainda esperam esclarecimentos sobre a morte da modelo.

Familiares e amigos da modelo Camila Bezerra, encontrada morta em 1º de janeiro na China, se mobilizam em redes sociais em busca de ajuda para trazer o corpo da jovem para o Brasil. “Me ajudem, me ajudem a trazer o corpo da minha família, eu quero enterrar ela dignamente”, disse a mãe da jovem, Goreth Bezerra. A mãe afirma não ter recursos para o traslado.
A mãe da modelo de 22 anos afirmou ter sido informada da morte da filha há dois dias. “Uma mulher me ligou e perguntou 'você sabe o que houve com a sua filha? Ela morreu, o corpo dela está no IML'. Eu enlouqueci”, contou a mãe que, imediatamente, procurou notícias da filha pela internet conversando com vários colegas de trabalho.Os colegas de trabalho contaram para a mãe da jovem que Camila tinha trabalho cedo, por este motivo, foi até o banheiro tomar banho. Logo depois foi encontrada morta por uma amiga que também deveria sair para trabalhar. “Até agora eu não consigo entender o que aconteceu. Chegar no banheiro e cair pela janela. Ela ainda estava de pijama”, conta a mãe.