Surfista acusa guarda de agredir jovens com cassetete.
Banhistas e guardas municipais se envolveram numa confusão, na tarde desta terça-feira (9), na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio. De acordo com o relato de um surfista que estava na praia, a briga teve início quando os guardas municipais tentaram proibir jovens de jogar altinho na beira do mar.
Segundo o surfista, que pediu para não ser identificado, os guardas agrediram os jovens com cassetetes. Banhistas revidaram o ataque, jogando coco, cadeira e barraca nos guardas. Dois jovens foram feridos e um deles foi levado para a 14ª DP (Leblon).
"Parecia um corredor de baile funk ou uma briga de torcida. A confusão foi generalizada. Os guardas chegaram de uma forma muito mais ríspida que o normal. Eles já chegaram com o cassetete na mão. Os meninos que jogavam altinho foram espancados, um deles ficou caído no chão, cheio de marcas vermelhas pelo corpo. Todo mundo ficou muito assustado", contou o surfista.
A briga aconteceu na Praia der Ipanema, entre as ruas Maria Quitéria e Joana Angélica, por volta das 16h30.
Segundo o inspetor Wanderson Sermude, da Guarda Municipal, os homens foran orientar um grupo que estava jogando altinho na praia porque a prática do esporte é proibida na região. Wanderson disse que há alguns dias outro grupo de rapazes teriam sido orientados a sair do local porque estavam com cachorro na praia.